Smart canvas’ traz mudanças no Google Workspace e introduz recursos destinados ao trabalho colaborativo
O Google anunciou dia (18), durante o Google I/O 2021, mudanças no Google Workspace. Com a introdução do “Smart canvas”, produtos como Docs, Planilhas e Slides ganham novos recursos, incluindo integração com o Google Meet, reações com emojis e mais funções destinadas ao trabalho colaborativo.
Os anúncios foram feitos durante a apresentação de abertura do Google I/O, conferência anual do Google para desenvolvedores. De acordo com a empresa, as novidades tornam o Google Workspace mais flexível, interativo e inteligente. Os novos recursos serão implementados até o fim deste ano.
Um dos novos recursos anunciados para o Workspace é uma integração direta com o Google Meet. A partir de agora, um botão permite apresentar o documento, planilha ou slide diretamente em uma chamada de vídeo em grupo. Até o fim do ano, o Meet também ganhará legendas automáticas em inglês traduzidas para quatro idiomas, incluindo o português.
Agora também será possível criar um documento “sem páginas” no Google Docs. Na prática, o recurso remove os limites laterais de páginas do arquivo, que passa a se adaptar a cada dispositivo em que é aberto. O objetivo é facilitar o trabalho com tabelas muito largas ou imagens grandes, por exemplo. Além disso, a partir do dia 18/05/2021 está disponível checklists nas versões do Docs para web e celulares Android e iPhone (iOS).
O Google Planilhas receberá um modo de visualização em linha do tempo que promete facilitar o gerenciamento de tarefas. Será possível organizar dados por proprietário, categoria ou outro parâmetro desejado. O Sheets também ganhará recursos de inteligência com sugestão de fórmulas, no intuito de ajudar na análise de dados.
Entre os outros recursos anunciados para os produtos do Google Workspace, estão reações em emojis, recomendações de texto inclusivas no Docs e a criação e edição de documentos por meio de salas do Google Chat. Durante o Google I/O 2021, a empresa também revelou o Android 12, novidades no Google Fotos, e recursos de privacidade.