Apresentado durante o WWDC 2021, o iOS 15 vai permitir usar o App Buscar para encontrar dispositivos mesmo quando estiverem completamente desligados. Entretanto, a novidade é que não será compatível com todos os aparelhos da Apple.
Nesta semana, a marca divulgou a lista de modelos de iPhone que poderão ser rastreados através da nova função. Devido a limitações tecnológicas, apenas as versões citadas na lista abaixo possuem o recurso:
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 12 mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
Nova tecnologia para localização
O novo recurso do App Buscar usar a tecnologia Ultra Wideband (UWB) do chip U1 da Apple. Essa peça está presente apenas na linha iPhone 11 e nos modelos mais recentes lançados pela marca – com exceção do iPhone SE 2020.
Segundo a fabricante, os dispositivos poderão ser localizados quando estiverem no modo de reserva de energia. Assim, o rastreamento funciona mesmo se a bateria do iPhone acabar, transformando o aparelho em uma AirTag.
Além disso, a funcionalidade permite encontrar os aparelhos com o iOS 15 mesmo após uma restauração completa. Agora, a única maneira de desativar o app Buscar é removendo a conta iCloud do dono do dispositivo.
Evolução do Buscar
Lançada em 2019, a rede Buscar foi apresentada como um dos recursos inovadores do iOS 13. Usando o Bluetooth, o dispositivo envia a localização para outros aparelhos da marca que estejam próximos.
Dessa forma, os usuários podem rastrear o iPhone, iPad, Mac e Apple Watch mesmo quando os produtos não estiverem conectados à internet. A mesma tecnologia também é usada nas AirTags.
Segundo a Apple, os donos de antigos iPhones e iPad ainda poderão usar a rede quando o dispositivo estiver offline. Contudo, mesmo que os aparelhos recebam atualização para o iOS 15, não será possível rastreá-los quando estiverem desligados.
Fonte: 9to5Mac